quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Banho grátis



Resumo da experiência: Banho turco gratuito, constrangedor, mas engraçado. Banho por 50 euros, valeu cada centavo.





Estava na Turquia e queria conhecer os hábitos do país, penso que não adianta viajar e cultivar os mesmos hábitos.

Ouvia muita gente falando sobre banho turco, placas indicando os mais tradicionais banhos de Istambul e decidi que iria experimentar.

O preço na melhor casa de banhos, a Çembertitas Hamami,  era equivalente a 50 euros. No hotel em que estava hospedada também existia uma placa indicando o tal banho no próprio hotel.

Olhando para os dois lugares, apostei no hotel. Não por já estar incluído na estadia, mas pela aparência. O Çemberlitas, hoje um spa, foi construído em 1584. Está muito bem preservado, com alas separadas para homens e mulheres, mas até descobrir a situação do Spa, fiquei reticente. Eu deveria antes, experimentar o banho no hotel, não acha?

Na noite em que tive tempo para ir relaxar no banho turco, fui atendida por uma moça, que além de nova funcionária, não falava inglês, espanhol e muito menos português. Decidi aproveitar meu banho turco mesmo assim.

Na entrada ela pediu para eu trocar a roupa por uma toalha. Guardei a roupa no armário, ela me apontou a porta da sala de banho. Lembro até hoje do "tchauzinho" meio sacana.

Entrei, quando olhei só percebi que eu era a única mulher entre uns 20 homens. Gelei mas fui adiante. Lá no fundo existia a mesa de mármore aquecida, onde era para deitar e relaxar. Eu deitei e fiquei pensando em como relaxar naquela situação. Nas paredes existiam lindas torneiras de bronze e umas canecas para o banho. Não são chuveiros, são torneiras na altura do quadril, é preciso sentar no chão, colocar água na canequinha e jogar cabeça abaixo. Horrível, além da água ser quase gelada a posição era desconfortável. Não quis saber do banho, nem do mármore. Minha experiência no banho turco tinha sido horrível, mesmo sendo de graça.

Quando estava saindo da sala de banho, avistei uma sala com uma enorme banheira com água quente, como não tinha ninguém naquela sala, resolvi ficar ali mesmo, afinal, eu teria que relaxar duplamente.

Alguns minutos se passaram e 3 homens falando em árabe, entraram e, com a maior naturalidade se juntaram a mim, fiquei ali imóvel, tentando não aparecer. Isso era um alívio. O que fazer em uma hora dessas? Simples, era só teria que sair dali.

Seria simples se eu não estivesse enrolada em uma toalha mínima e molhada, pesando muito. Perdi a vergonha, olhei para os 4 e fiz mímica, fiz sinal que eu ia contar até 3 e no 3 eles fechariam os olhos. Fizeram afirmativo com a cabeça e no 3 levantei e sai correndo. Se alguém abriu os olhos eu não descobri e nem quero.

Não estava satisfeita com meu banho gratuito. Na Turquia sem banho turco, é a mesma coisa que comer pão com "epa". Lá fui eu para a Çamberlitas.

Quando cheguei recebi um roupão, uma atendente guardou minhas roupas em um armário e segui a uma das ajudantes. A sala era enorme, bem no centro tinha uma mesa gigante em mármore. Eu não sabia muito bem o que fazer mas a moça falava inglês, para minha sorte.

Deitei na pedra de mármore e recebi uma massagem, após a massagem ganhei uma banho de espuma. Elas usam uma espécie de fronha com sabão e esfregam muito, assim forma uma imensa espuma por dentro. Essa com essa espuma que ela me deu banho, após estar relaxada e perfumada, fui para o "enxágue". Sentei em frente a "torneirinha" dourada e não achei nada desconfortável como na primeira vez, também, eu não precisava fazer nada.  Enquanto uma colocava água morna na tina a outra ia jogando em mim. O melhor ainda estava por vir. Ali mesmo começaram a lavar meus cabelos com shampoo. condicionador e massagem capilar. Banho pronto, recebi um roupão limpo e colocaram uma tolha em minha cabeça. Apontaram a saída e dessa vez tive vontade de ficar mais.


Resumo da experiência: Banho turco gratuito, constrangedor, mas engraçado. Banho por 50 euros, valeu cada centavo.

Fotos:Çembertitas Hamami

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!