segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Planetário - Aula grátis



Um domingo por mês o OACEP (observatório astronômico e planetário do Colégio Estadual do Paraná) é aberto a visitação pública gratuita. 

O Planetário foi inaugurado em 27 de abril de 1978. Desde sua inauguração já foram apresentadas mais de 13.000 sessões. A sessão dura aproximadamente 60 minutos, com início às 11 horas. Idade mínima: Crianças de 6 anos.

Ontem eu fui.

Cheguei us 15 minutos antes do início, Já havia uma enorme fila, mas tive a sorte de poder entrar. São 62 lugares, por esse motivo, quem tiver interesse, deve chegar com antecedência e deixar seu nome na lista. Caso haja lotação, os demais terão que retornar outro dia.

O prédio é em forma de tronco de pirâmide por fora e dentro há uma sala redonda com uma maquete de 360º da cidade de Curitiba. (fotos para a maquete foram tiradas em 1978)

Assim que todos os que entraram estavam confortáveis em suas poltronas, algumas pessoas do lado de fora reclamavam por não terem conseguido entrar. A sessão começou, não vou escrever muitos detalhes sobre a aula, pois acredito que vale uma visita para viver o momento. A aula foi divertida e esclarecedora. Já no começo nos foi passado que não seria uma aula para profissionais, mas sim para leigos no assunto.

Um pouco antes da sessão terminar um "educado" casal levantou. Os dois dirigiram-se até a porta de saída atrapalhando a concentração dos ouvintes e do professor, que enquanto caminhava até a porta, acendeu as luzes e finalizou o espetáculo. 

Dica: Caso resolva ir, fique até o final, o nome disto é educação e respeito ao próximo.

Aula finalizada, fomos até a saída e lá, um professor nos mostrava como ver o sol através de um filme fotográfico especial. O sol fica.....não vou contar! Se ficou curioso é só esperar a próxima sessão e ver com seus próprios olhos.

Fiquei sabendo que, alguns sábados a noite, é possível fazer uma visita ao observatório astronômico. Inaugurado em 24 de novembro de 1994. O prédio é em formato de uma nave espacial e devidamente equipado tanto para ensino da Astronomia e Ciências afins quanto para pesquisa em apoio aos grandes observatórios do Brasil e do exterior. 

As visitas são aos primeiros sábados do mês. A comitiva parte do Colégio Estadual do Paraná as 19h e retorna as 23h. É lógico que não vou perder. Depois conto como foi.

A noite chegou e colocamos um enorme lençol na areia para deitados, ficarmos observando as estrelas. Quantas vezes fazemos isto? Nosso céu é um presente a cada dia e quando paramos para olhar? Posso garantir que vale a pena!!! Além de ser de graça, quem sabe em uma estrela cadente venha um novo pedido?

Resumo da experiência: Aula divertida. Relembrei como é linda a valsa das estrelas. Os planetas, os cometas, os satélites são pinturas e molduras, que abrilhantam nossas noite e na grande maioria das vezes nem percebemos que eles estão lá. A manhã no Planetário foi ótima e a noite deitada vendo as estrelas, foi  melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!