quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Etiqueta - Sorbet


Resumo da experiência: Aprendi que sofisticação, modos e cultura são ótimos para você se comportar bem em qualquer lugar e não passar vergonha. A lição mais linda que tive foi que, não importa o momento, seja você mesmo, viva intensamente e tenha sempre por perto um pão com ovo, ele salva você de qualquer aperto!




No texto anterior comentei sobre o sorbet.  A iguaria é utilizada para preparar o paladar para o próximo prato, assim sendo, o sabor do prato degustado interiormente não é misturado com o sabor do próximo prato. Uma espécie de entremets (entre pratos) Hoje em dia ele vem sendo utilizado como sobremesa, mas na minha época, não era aconselhável seu uso com essa finalidade.

O sorbet tem a consistência parecida com o sorvete. Ele é mais leve, sem açúcar e sem gordura. Normalmente tem um gosto um pouco azedinho como um suave sorvete de limão.

Certa ocasião fui convidada para uma festa muito sofisticada. Festa, aliás, que muito pouco se vê hoje em dia.

A festa foi na casa de uma pessoa muito conhecida em Curitiba, motoristas chegando com os ilustres convidados, governadores, políticos, empresários, a high society curitibana em peso.

Dentro da piscina da casa, montaram um palco para a orquestra. Os homens de black tie, as mulheres arrumadíssimas desfilando vestidos com as melhores grifes e as crianças vestidas de mini-adultos.

A orquestra embalava o jantar com músicas eruditas mescladas com Frank Sinatra, Harry Connick Jr. e artistas renomados da época. Era tanta gente na orquestra que se o palco desabasse e todos caíssem na piscina, ia ter músico saindo seco.

O jantar foi servido à francesa (em outro texto explico detalhes), não lembro da entrada, mas lembro que um dos pratos foi a "temida" codorna. Falo temida, pois nem todos têm a habilidade em comê-la com garfo e faca. É tão verdade isso que vi algumas codornas assadas voando pela festa. Outra iguaria que me lembro é o escargot. Muita gente não comeu, por terem nojo? Não! Por não saberem tirar o caramujo da "casinha". Até ai tudo bem, a comida estava deliciosa, mas não posso dizer que eram muito fáceis de comer.

Fogos de artifícios, discursos e sobremesa.

Antes da sobremesa, os garçons serviram o sorbet. Para o sorbet fazer o efeito desejado, é só você colocar um pouco na colher e comê-lo de forma que ele passe por toda a sua papila gustativa para que ele elimine os demais sabores que já estão em sua boca.

NUNCA, nunca tome o sorbet, como se fosse um pote de banana split! É só um pouquinho e pronto, que venha o próximo sabor!

A mulherada se atracou no sorbet pensando ser a sobremesa principal, tinha gente até repetindo a sobremesa. Fiasco total.

A festa continuou e minha tia não tinha comido nada, não gostava de escargot, de codorna, de sorbet e depois de ver algumas das mulheres consideradas as mais sofisticadas da sociedade, apareceu em nossa mesa com um enorme pão com ovo! PÃO COM OVO!!!!




Resumo da experiência: Aprendi que sofisticação, modos e cultura são ótimos para você se comportar bem em qualquer lugar e não passar vergonha. A lição mais linda que tive foi que, não importa o momento, seja você mesmo, viva intensamente e tenha sempre por perto um pão com ovo, ele salva você de qualquer aperto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!