quarta-feira, 6 de março de 2013

Eremitério

Esta placa fica na estrada que sai da BR 376 em direção a Tijucas, até a placa é só asfalto. Depois mais 2 km de estrada de terra. Está escrito erImitério, mas o certo é erEmitério.

Sempre que eu ia à Tijucas do Sul (PR) via esta placa do Eremitério. Eu não sabia do que se tratava. Em meio a vários haras, pensei que poderia ser algo relacionado, mas pensando melhor, imaginei que fosse um lugar para eremitas. Minha curiosidade me fez ir té lá.


Chegamos lá e não existia campainha, nem interfone, nem telefone a vista. Não tive dúvidas abri o portão e entramos com o carro. A sede do eremitério fica bem no alto e durante o percurso até a sede era possível ver que a maioria das árvores possuíam placas com trechos da bíblia.
Assim que estacionamos uma senhora chamada Clairê veio ao nosso encontro. Falei que gostaria de conhecer o lugar, pois nunca tinha visitado um eremitério. Ela pegou todas as chaves do local e nos levou para conhecer cada cantinho daquela maravilha.

Já na entrada existia uma grande placa avisando que lá era um lugar de silêncio. Lá era um lugar de oração, de retiro espiritual, de encontro com Deus e encontro com seu eu interior. 
Frei Eurico aos 30 anos

O Instituto Franciscano Seara é a mantenedora de eremitério. A assembléia de Fundação foi em 8 de dezembro de 1981.
Frei Eurico de Mello, Sacerdote Franciscano Capuchinho, aos 30 anos de idade começou as primeiras reflexões sobre a fundação de uma forma de vida totalmente consagrada a Deus com jovens que se sentiam vocacionados mas que não queriam manter uma vida afastada de sua família e de suas profissões. Depois de saber disto foi que eu entendi que a Sra. Clairê comentou que ela fez os votos, mas que não era freira.

A ideia de construir um lugar aberto para que as pessoas pudessem usufruir do silêncio e ainda observar a natureza, não é barato para manter. Por esse motivo o Frei Eurico resolveu construir um alojamento que é alugado para pessoas e grupos. Com este dinheiro o eremitério é  mantido.

Bem acima do telhado é possível ver a pontinha da Serra-do-mar
Olhando esta árvore, o que me chamou a atenção foi que bem no alto existe uma madeira atravessada. Fiquei sabendo que aquela madeira era o último degrau de uma escada construída pelo Frei. Ele fazia as suas orações bem no topo da árvore para poder orar olhando a Serra do mar. Segundo a Clairê, o Frei Eurico, passava as tardes orando e lendo em cima daquela árvore. Inspirador,  não acha?

A primeira casa é a casa sede, esta casa da foto é apenas um dos alojamentos. Bem no centro da praça central, tem o São Francisco, local de oração de muitos que passam por  lá.


(não consegui virar esta foto)
Este sino era tocado para chamar os demais para as orações. O que me falaram é que a oração da 1h da manhã era a mais difícil de fazer. Eu imagino.
Em cada casa, em cada canto do eremitério existe uma capela.






Nesta capela que fica na maior casa do ermitério, foi feita em homenagem ao Frei Eurico. Ele faleceu em 1990 com 40 anos de idade. Sua mão direita foi entregue ao instituto e permanece nesta urna até os dias de hoje.


Tirei várias fotos dos aposentos, mas não consegui postá-las. Em uma das casas existem pelo menos 10 banheiros para os hóspedes e mais de 60 quartos individuais. Todos os quartos tem roupas de camas, travesseiros e 2 cobertores. Todos bem limpinhos e arrumados.

Na outra casa existe um quarto comunitário para pelo menos 40 pessoas, além 2 apartamentos para padres, freis ou palestrantes.

O refeitório acomoda muito bem 60 pessoas e a cozinha é ótima. Possui fogão a gás, industrial, a lenha e elétrico. Ela é completamente equipada com pratos, vários tipos de panelas, talheres travessas e tudo o que é preciso para um delicioso almoço ou jantar.




O lugar realmente transmite muita paz. Vários bancos no jardim, placas nas árvores com várias frases e não só bíblicas. O lugar além de ser religioso, acaba sendo um espaço onde você se encontra com Deus, é um lugar de relaxamento. Eles emprestam livros sobre formas de relaxar e você pode passar o dia colocando os exercícios e prática.

Existe um caminho no meio do sítio que é chamado de Via Sacra, eu não fiz esta caminho, mas ele é longo e passa por várias subidas e descidas durante o percurso.

No final do sítio existe um lago bem calmo com muita Vitória Régia. Ao lado uma roda d´agua que completava a tranquilidade do lugar. Enquanto estávamos no lago, ouvindo a água rodar, fomos agraciados com enormes garças voando ao redor. (ainda bem que não eram cegonhas...rs)




A natureza nos brindou com lindas e coloridas espécies naquele dia.
Quando já estávamos indo embora a Clairê nos levou para conhecer a horta. A horta tinha um pouco de tudo, são estes alimentos que são servidos nos jantares para os grupos que por ali passam. Ganhei cenoura, cebola, repolhos e demais hortaliças. (fiz a feira).

Quando fomos pagar pelo passeio e pelas hortaliças, ela me disse que a natureza era de graça, o oxigênio estava lá para todos que quisessem, e que sempre que quiséssemos alimentos fresquinhos era só passar por lá e escolher.

Perguntei sobre os valores para estadia. Ela me disse que para uma noite sem alimentação inclusa o valor é de R$17,00 por pessoa e como todas as refeições R$40,00 por pessoa, mas se quiséssemos passar o dia lá, era de graça!

Quando estávamos nos dirigindo ao carro elas no chamou e nos levou á uma pequena capela na sede. Lá era o quarto do Frei Eurico. Clairê fez uma oração maravilhosa e nos convidou a voltar.

Após uma tarde deliciosa, descontraída, relaxante e saudável, ainda fomos embora olhando esta maravilhosa paisagem, tem coisa melhor? Ah! Tem sim, foi tudo de graça!

Eremitério Santa Clara
Estrada Rio Abaixo - Rincão
Caixa Postal 42
CEP 883190-000 Tijucas do Sul - PR
(41) 36951109
















4 comentários:

  1. Acho que meu pai iria gostar desse lugar. Vou dar um jeito de levá-lo. =)

    ResponderExcluir
  2. O lugar transmite uma paz imensa. Vale a pena, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Um bom lugar para um lindo passeio. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, super bem cuidado e você se sente mais perto de Deus. Independente do Deus de cada um.

      Excluir

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!