quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sempre Tua - Florbela Espanca



Resumo da experiência: Adorei o livro. É difícil parar de ler. Além de romântico, denso, nos mostra muito sobre a história portuguesa. INDICO!




Recentemente ganhei  de uma amigo, (mega, power plus, super, hiper, conhecedor das boas palavras), o Livro Sempre Tua. Correspondências amorosas 1920-1925. Florbela Espanca.

O livro é uma compilação das cartas, escritas entre 1920 e 1925, por Florbela para Antônio Marques Guimarães, seu segundo marido. Até 2008, as cartas de amor foram conservadas inéditas.




"Saiba o leitor que 34 anos após o suicídio de Florbela, o médico Mario Lage faculta, aos desconsolados simpatizantes dela, que retirassem de seus restos mortais, as "lembrancinhas" que julgassem convenientes....numa (digamos) compadecida divisão comunitária de Florbela, numa espécie de comunhão do Mito: num civilizado (e imperdoável) ritual moderno de consentido canibalismo."



Florbela era uma mulher de muitas faces. Ela era estrategista, destemida, somatizadora, burguesa, espirituosa e apaixonada. Considerada a maior poetiza portuguesa, amou, sofreu, chorou e adoravelmente, escreveu.


Suas cartas revelam o quanto ela viveu intensamente o amor. Algumas de suas cartas têm apelo sexual, diria até, sensual. Nada muito explícito, mas sim, um código entre o casal.

Senti Florbela um tanto angustiada, com muita vida e impossibilitada de vivê-la em sua plenitude, por ser uma mulher, em uma época totalmente machista e segregadora. Dessa forma, ela, mesmo muito moderna, se podava de determinadas atitudes, a meu ver, um dos motivos que a levou ao suicídio.

Embora seja um tema um tanto pesado, o livro é doce, encantador e cheio de desventuras.

Minha maior vontade após ler esta epistolografia, é ler as cartas de Antônio. Cartas que devem ter-se perdido com o tempo.

Li o livro na Ilha do Mel, no começo do ano. Essa semana reli com o intuito de tentar descobrir quais eram as palavras de Antônio para Florbela.

Para quem gosta de um livro denso, gostoso de ler, com passagens implícitas e muita densidade. Indico! Leiam e releiam, vale a pena!

Resumo da experiência: Adorei o livro. É difícil parar de ler. Além de romântico, denso, nos mostra muito sobre a história portuguesa. INDICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!