sábado, 26 de janeiro de 2013

Cinema na praça



Resumo da experiência: Noite maravilhosa, músicas deliciosas, lembranças mágicas, novos contatos, uma boa ação, lanche gostoso, família ao lado, proposta de compra, gargalhadas e o melhor, SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO!

ADOREI!

Ontem recebi dicas de algumas pessoas para eu ir assistir o Cinema na Praça, evento gratuito e ainda novo em Curitiba. Achei ótima a idéia.

Não pesquisei o nome do filme, do que se tratava e nenhum outro detalhe, somente soube do local e horário.

Pensando em cinema ao ar livre em Curitiba preparei meu kit básico. Capa de chuva, óculos escuros, óculos de grau, almofada, folhas com o blog (enquanto ainda não tenho as camisetas) e um lanchinho básico doado pela mãe. Claro que não podia esquecer dos comes e bebes, afinal, era pra ser tudo de graça, mas passar fome não vale!

Antes de dar continuidade vou explicar o motivo desse kit de sobrevivência. A capa de chuva não precisa de maiores comentários. Os óculos escuros, porque ainda estava sol quando chegamos. Os óculos de grau, pelo simples motivo de que eu não enxergo quase nada de longe e não tinha a mínima idéia da distância que sentaria do telão. As almofadas eram para o caso de ser necessário sentar no chão. As 2 folhas de papel sulfite (1ª- amostramostra.blogspot.com.br e a 2ª- experimentando a vida) eram para divulgar o blog e mostrar que eu estava lá experimentando a arte e sem custo. Um dia recebo minha camiseta e jogo fora essas folhinhas, PROMETO!!!

A sessão estava marcada para começar as 20h. Pensando em economizar, estacionei após as 19h para não pagar EstaR. Resolvi deixar o relógio de pulso em casa, de modo que não ficasse vendo o quanto ia atrasar.

Depois de 6 voltas nas quadras próximas, consegui estacionar perto do Teatro Guaíra. Detalhe, o "guardador de carros" me fez uma proposta de compra de meu carro e com pagamento a vista. Falei que não queria vender e parti.

Chegando na praça, percebi que várias pessoas ajudavam a carregar as cadeiras, achei bem interessante, pois normalmente sobra para uma ou duas pessoas esse trabalho. Todos estavam ajudando. Sentamos na antepenúltima fila. Foi maravilhoso observar aqueles prédios antigos, com muita história, pareciam estar ali para decorar nossa linda sala de cinema.

As pessoas iam chegando, sentando, conversando e observando cada detalhe daquele momento.
Um dos prédios nos mostrava que fora construído em 1879. (Eu nunca tinha parado para perceber esses detalhes.) Os enormes leões em cima dos beirais. As eiras, beiras e tribeiras trabalhadíssimas, a cor, arquitetura, tudo se misturava naquele ambiente cultural. Achei estar perfeito pois não sabia, até então, do que estava por vir.

Sem meu relógio, não resisti e olhei no celular. Oito e meia, nada ainda do filme. Comentei com minha filha que simplesmente me esclareceu: Claro mãe, não está escuro o suficiente, dessa forma a imagem fica horrível. Como eu não tinha pensado nisso? Nesse momento não é o homem que dita o tempo e sim a natureza.

Vinte para as nove o filme Canções começou.(http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/as-cancoes)
Ouvimos uma locução sobre o documentário. Até ai sem maiores novidades.

Quando o filme começou, o vozeirão que ecoava na praça com a música "Se você quer ser minha namorada", conseguiu arrepiar  até os menos sensíveis.  Muito mais a mim, sendo que meu pai pediu  minha mãe em namoro com essa música. A cada história, uma nova música. O filme é um documentário sobre canções e sua importância para cada uma daquelas pessoas, homens, mulheres, pessoas mais novas, pessoas mais velhas, brancos, negros, histórias tristes, engraçadas, muito riso e muito choro. Ainda não sei se o filme foi tão bom simplesmente pelo que é ou se foi tão maravilhoso pelo evento em si.

Como mencionei anteriormente, pensei estar, a noite, perfeita. Enganei-me, porém, duplamente. Meia hora após o início do filme, surgiu uma lua cheia enorme e brilhante, linda e solitária no céu curitibano. Tempos depois, nuvens coloridas fizeram-lhe companhia, dando um toque mágico ao momento. A lua ficou lá, como se observasse ou assistisse o filme. Quando um dos entrevistados no filme começou a cantar "Perfídia", lembrei imediatamente de minha avó materna. Ela possuía todos os LPs de Nelson Gonçalves, desde pequena aprendi a cantar "Naquela mesa", "A volta da Boêmia", "A noite do meu bem", e por ai vai. Nesse instante lembrei que meu avô tinha o seu escritório em frente a praça, procurei o prédio e lá, naquele minuto, a única janela que estava acesa era justamente a da sala dele. Chorei. Chorei sim ,em silêncio, baixinho, mas vi aquela menina pequenina na sacada rodeada de suas avós, hoje sentada ao lado das filhas e tentando ensinar um pouquinho da vida.

Pedi para as meninas fecharem os olhos e curtirem o vento, o som e o momento. A-D-O-R-A-R-A-M! Agora sim, minha noite estava perfeita.

Minutos antes do filme acabar senti algumas gotas em meu ombro! Venha chuva eu estava preparada com minha super capa de chuva prateada. Mas nem precisei usá-la. Pensando melhor, será que era chuva ou mais alguém chorando?

Filme terminado, rumo ao carro! No caminho nos deparamos com duas freiras prestes a tomar o ônibus. Como já as vimos perto de casa, perguntamos se queriam carona. Aceitaram na hora. Elas tinham saído da formatura de medicina realizada no Teatro Guaíra. Caminhamos até o carro, junto com as irmãs. Quando chegamos ao carro o "guardador" perguntou: tem um cartão? Minha esposa veio até aqui mas você estava demorando, ela gostou do seu carro e posso pagar em dinheiro. Deixei meu cartão, vamos ver, quem sabe eu ande mais de bicicleta!

Durante o percurso fomos conversando sobre cursos de medicina, alunos, religiões diversas, viagens e livros. Uma das irmãs indicou vários livros, um deles Og Mandino, além de vários de Augusto Cury. Quando comentei sobre um dos livros de minha mãe, ela imediatamente disse: AH! Anita Zippin? Tenho o Livro Pais e Filhos!!!
Quando as freiras desceram do carro gritaram: MENININHAS!!!! DIRETO PARA A CASINHA, HEIN HAHAHAHHA!!!! Foi muito engraçada a forma e a fisionomia da irmã. Ponto alto de gargalhadas da noite.

Resumo da experiência: Noite maravilhosa, músicas deliciosas, lembranças mágicas, novos contatos, uma boa ação, lanche gostoso, família ao lado, proposta de compra, gargalhadas e o melhor, SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO!

4 comentários:

  1. Lendo essa vivencia sua de hj, me fez entrar no seu mundo e vive-lo com vc... é como se eu estivesse ali ao seu lado e visualizando todos esses momentos e pensamentos!! Parabens AMEI a maneira simples e completa de um momento especial... um gd beijo

    ResponderExcluir
  2. UAU!!!! Fico feliz. É exatamente o que desejo, mostrar um pouco de vida, mesmo aos que não podem por um motivo ou outro aproveitar tudo isso. É uma forma de compartilhar a vida. Amei suas palavras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm me senti ali presente ao lado de vcs e poder sentir-se em Curitiba por alguns minutos foi um espetáculo. Muito bom!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ter você aqui para aproveitar a vida. Em breve farei Amostra Grátis na Espanha! Não vejo a hora!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!