segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sementes grátis - vida no campo



Não é o preço do tomate que me assusta, mas o preço da vida na cidade.
Ultimamente tenho pensado  no preço da vida nos grandes centros, não no custo de vida, mas sim em sua qualidade.

Trânsito, competitividade, brigas de egos, horários, políticas públicas e privadas, filas para fazer compras, estacionamentos lotados, isto e muito mais, me faz lembrar do tempo em que Curitiba era apenas uma cidade grande, sem todos os problemas de uma capital.

Resolvi viver no campo.Imagine que maravilha acordar com o galo cantando, orvalho na grama, comer alimentos saudáveis e gratuitos (minha plantação particular), ter animais soltos e o barulho do silêncio.

Parece perfeito!

Para começar esta vida, era preciso a chácara. Primeiro passo, realizado!

Para começar a alimentação saudável, era preciso plantar....hummmm Ai que a porca torceu o rabo!

Ganhei da Zehnny do aviário Belga, vários pacotinhos de sementes para iniciar a minha plantação. Sábado, fui toda faceira, com machado, enxada e pá, iniciar minha horta.

Qual seria a dificuldade em plantar, aparentemente nenhuma. APARENTEMENTE!!!!

Resolvi fazer um pequeno espaço de 2X1, só para o primeiro plantio,  replantio será ou seria em outra área.

Meu "marido professor", me ensinou que primeiro eu deveria cortar a terra e delimitar o espaço do plantio.
Depois revolver a terra para oxigenar a mesma, depois juntar com o adubo orgânico, voltar a terra, fazer os buracos da semente, tapar os buracos e pronto!

Ele demarcou a terra pra mim e eu comecei a cavar. PELAMORDEDEUS, é muito difícil conseguir colocar toda a enxada na terra. Fiz só um pedaço, depois ele terminou pra mim.

Resolvi ajudar e "quebrar" os pedaços grandes de terra, para ela ficar bem fofa. O braço doeu muito, a enxada ficava cada vez mais pesada e demorava cada vez mais para que eu conseguisse quebrar os toletes de terra.

Consegui fazer até o final, mas até hoje meus braços estão doloridos.

O mais fácil de tudo, seria fazer os buracos e colocar as sementes. Eu fiz os buracos, mas os que ficava no meio do canteiro eu não alcançava, cai na terra, pisei nos buracos que eu já havia plantado, levei milhares de mordidas de pernilongos, mas consegui plantar.

Lembro que quando eu era criança, vi espetado em alguns galhinhos os nomes das sementes plantadas, e fiz o mesmo, espetei os pacotinhos das sementes nas áreas plantadas. Claro que pelo eu conhecimento agrícola, eu não vou saber reconhecer a planta pela folhagem, vou colher abobrinha, achando que é cenoura.

Uma hora depois, minha pequena horta estava pronta. Linda, linda! Minhas primeiras hortaliças da nova chácara e futura moradia.

Horta pronta!
Fiquei tão feliz com o resultado que a dor e as picadas não me desanimaram. Vou voltar no aviário para buscar mais sementes para plantar semana que vem.

Depois de ter feito tudo isto, comecei a reparar que a vida no campo parece ser mais tranquila, pois no horário que ainda estou dormindo as pessoas já estão trabalhando. É muito menos doloroso ficar na fila para comprar frutas e verduras que acordar de madrugada para regá-las.

Hoje já acho que o preço do tomate está barato, pois o trabalho que dá em plantar, regar, cuidar, e colher é muito alto. Se eu fosse vender minhas hortaliças, pelo trabalho que tive, acho que venderia por R$100, 00 o grama...rs

Ganhei as sementes,plantei e espero um dia poder escrever aqui no blog que estou comendo uma deliciosa salada plantada por mim.

Esta é a guardiã da nova horta.
As sementes já estão lá. O primeiro passo foi dado.

A Zehnny nunca ia imaginar que as sementes que ela me deu, dariam tanto trabalho e prazer ao mesmo tempo.

Ainda não descobri se vou gostar de plantar em quantidade, pode ser que criar galinha seja mais tranquilo. A medida que eu for descobrindo eu vou contando, só sei que sementes de graça e ver sua horta crescer: Não tem preço!

Aviário Belga 32565198 James / Zehnny


3 comentários:

  1. Por gentileza como faço para ganhar estas sementes também para começar a minha orta.

    alexandreparaiba@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola Alexandre, é só ficar de olho nos sorteios do blog, sempre que ganho sorteio para os leitores. Abraço Ariadne

    ResponderExcluir
  3. Olá Ariadne
    Caí no seu blog sem querer e me diverti com suas aventuras na horta de (horta???) 1 m²!
    E então, já colheu as verduras e legumes? Ou será que as formigas se deliciaram com as
    tenras folhinhas dos brotos? Olha vai por mim que nasci numa fazenda, já tive chácara, já
    plantei, colhi, criei bichos soltos, e... vendi tudo e voltei pra cidade! A vida do campo não é moleza não! Tem formiga, pernilongo, carrapato, mosquitinho "pórva" cocô dos "bicho soltos"
    grama pra cortar, mato para capinar, plantas para regar, "amigos" para churrasquear, depois
    faxina para completar! Olha não me arrependo não, valeu a pena, aguentei sete anos! E se der chance volto de novo! Se quiser me escreva tá! Gilberto. recrutante@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!